OS CHEIROS DA MINHA VIDA


É incrível como os aromas registram pessoas, lugares, momentos, até mesmo anos de vida vividos com intensidade, dor ou alegria, mas sempre acompanhados dos cheiros da vida.

A minha vida tem cheiros deliciosos que apesar de bons alguns deles evito.

Para me proteger do sofrimento, da saudade que dói imensamente.

Tenho todos eles aqui guardados comigo como fotos antigas dentro de uma caixinha, a grande diferença é que as fotos na caixinha só saem de lá se eu as tirar. Os cheiros me surpreendem, invadindo o presente e trazendo o passado de fora para dentro.

O Countoré que minha tia usava me faz lembrar do quanto ela tinha as pernas torneadas e grossas, caminhando com seu gato da cor de ferrugem, de lá para cá na minha casa durante boa parte das férias. Minha tia Judith...

era elegante e tinha uma frasqueira onde guardava tal perfume... eu cobiçava a frasqueira quadrada cheirosa...

Hoje forcei a barra, comprei propositalmente um sabonete Phebo do preto para me lembrar do meu pai, esse cheiro trouxe de volta o seu olhar reprovador e sua capacidade de acabar com as rugas que ele mesmo criava.

Geralmente fazia isso com uma brincadeira qualquer... os tempos de outros cheiros, como tintas, gasolina e querosene, principalmente!

O Caladril pós sol foi cheiro das minhas férias de verão, vivia no armário de espelho do banheiro da minha mãe, sempre que eu tinha oportunidade eu passava no rosto, pensando ser os mesmos cremes que ela cuidava da pele...quando somos crianças não estamos muito ligados em bulas, excessos...tudo é tão confiável quando vem de nossas mães....

Se eu desejo continuar com a minha mãe o English Lavander me mantém no colo dela por volta dos 11 anos de idade...magia pura acessar tudo isso...

Quantos cheiros a vida pode acumular? Quantos aromas são capazes de nos transportar navegando em cliques como faço aqui?

Essa “caixa” de aromas não pode ser totalmente aberta, a vida, as circunstâncias é que possuem a chave de acesso, para nos provocar e nos fazer seres mais humanos, muito frequentemente isso ocorre comigo, ocorre lembrar o quanto fui feliz ao lado dos meus pais.

Os cheiros dos amores, das dores, dos lugares e pessoas especiais estão em nós, de alguma forma.


Tereza Amaral

Comentários

Unknown disse…
MARAVILHOSO TÊ, OS CHEIRO DA MINHA VIDA.ACABEI DE LER E NÃO PODIA DEIXAR DE PARABENIZA-LÁ.ELES SEMPRE NOS TRANSPORTA AO PASSADO.BEIJOS,ANA

Postagens mais visitadas